Ed. Golden Office - Rua Cap. Ricardo de Toledo, 191 - Sala 412 - Chácara Urbana - Jundiaí - SP
e-mail: reabilit@outlook.com.br
Tel: 011-987043658
Especiais / Autismo
A especialidade
Autismo - Transtorno do Especto do Autismo - (TEA)
O TEA se caracteriza por prejuízos qualitativos nas áreas da comunicação e interação social, padrões de comportamentos repetitivos ou estereotipados e um repertório de interesses restritos. As causas são multifatoriais, ou seja, de base neurobiológica, genética e/ou ambiental Os sintomas deverão aparecer até os 2 anos e meio, atinge todas as classes sociais e raças, é mais frequente em meninos e pode apresentar graus variados comportamento.
Deficiência Intelectual - (DI)
A DI caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior á média, com manifestação antes dos 18 anos de idade, associado a limitações nas habilidades práticas, sociais e conceituais. São exemplos destas habilidades: Conceituais: linguagem, leitura e escrita, conceitos relacionados a dinheiro e autonomia. Sociais: Autoestima, responsabilidade e ingenuidade. Práticas: Alimentação higiene, uso de meios transporte e noções de perigo.
Síndrome de Down - (SD)
É uma das causas mais frequentes de Deficiência Intelectual. Todos nós somos formados inúmeras células, no meio delas existe o núcleo e dentro estão os cromossomos. Eles determinam as nossas características genéticas como a cor do cabelo e dos olhos. A maioria das pessoas tem 46 cromossomos divididos em 23 pares e cada par é formado por 1 cromossomo da mãe e um 1 do pai. A pessoa com SD tem um cromossomo a mais no par 21 e a confirmação diagnóstica é feita através do exame cariótipo (Sangue). A criança com SD apresenta deficiência intelectual de grau variável. Vários autores tem investigado a associação da SD com o TEA e estima-se que para cada 100 indivíduos com SD devem existir 5 com Autismo, contudo este número pode ser ainda maior. A mulher de qualquer idade pode ter um filho com SD, no entanto, quanto mais avançada a idade maior será o risco. Estima-se que a cada 800 nascimentos, em média, 01 criança tenha Síndrome de Down